Dica: Interprete a charge

É importante pensar que entender charges não é somente uma habilidade necessária para quem está estudando para o ENEM, mas fundamental em nosso cotidiano, afinal, dos jornais aos portais online, essa é uma linguagem amplamente utilizada.

Para que possamos entender e interpretar corretamente as charges, obtendo assim a informação o mais precisa sobre o assunto abordado, devemos fazer com ela o que fazemos com os textos escritos, ler aquilo que está escrito – de forma explícita – e, também, as entrelinhas.

Interpretar tanto o que está claramente sendo informado, como também os detalhes que passaram despercebidos. Também é fundamental entender os contextos nos quais a imagem se insere e os temas a que ela se refere.

Onde posso encontrar charges?

Primeiramente, busque por palavras-chave no seu mecanismo de pesquisa preferido, por exemplo, Google, DuckDuck.Go, bing, yahoo. Saber o que se procura e reduzir a quantidade de resultados na busca direta de imagem utilizando palavras-chave usualmente produz bons resultados.

Na página Cartoon Movement é possível ter acesso, diariamente, a quadrinhos, charges e cartoons que tratam, em sua maioria, de temas políticos. O Cartoon Movement se propõe a ser uma comunidade internacional de cartunistas e fãs da sátira política, criando desta forma uma plataforma online de publicações de quadrinhos, cartoons e charges políticos, de alta qualidade.

Exemplo prático

A imagem abaixo “Regime Change”, mudança de regime em português, de Mahmood Nazari, do Iran, foi selecionada para a competição internacional The Art of Resistance.

regime_change__cartoon_movement.jpeg

Muitas são as possíveis interpretações. Assim, vamos começar com um exercício de pesquisa util sempre que a gente faz qualquer tipo de análise:

  • Quem fez essa charge?
  • Quando ela foi criada (qual era o contexto)?
  • Onde ela foi criada ou sobre qual país/países ela trata?
  • O que ela está tematizando?
  • Por que esse tema? Qual a importância e quais as outras possíveis versões sobre o tema apresentado?

Depois de responder a essas perguntas, anote suas conclusões e converse com outras pessoas sobre a charge e suas observações sobre o assunto! Assim você poderá expandir seu conhecimento e ainda trocar com outras pessoas sobre o tema. Usualmente isso permite que você acesse outras fontes e observe outros pontos de vista.

Gostou? Escreva nos comentários e compartilhe o link.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.