Estado e Nação (vídeos e pequeno resumo)

Segundo o “Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa Folha/Aurélio”, entre outras várias definições para Estado, encontramos: “o conjunto dos poderes políticos de uma nação.”

Para nação, uma das definições, no mesmo dicionário, é: “agrupamento humano, em geral numeroso, cujos membros, fixados num território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos”.

Portugal: o primeiro caso de poder centralizado

Sob esse aspecto, vale ressaltar, Portugal saiu na dianteira. Desde seu desmembramento do reino de Castela, em 1139, os reis da dinastia Borgonha jamais abriram mão do controle das leis e dos tribunais nem da exclusividade na cunhagem de moedas.

As terras concedidas a nobres aliados nas guerras, durante a formação do território português, em última instância, eram parte do patrimônio real. Basicamente, são esses os motivos que nos levam a afirmar que o Reino de Portugal foi o primeiro Estado centralizado da Europa Ocidental, desde a fragmentação do Império Carolíngeo. A aliança política com o grupo mercantil, no entanto, seria firmada apenas no final do século 14, durante a Revolução de Avis (1383 a 1385).

Idéia de nação a serviço da criação do Estado

No restante da Europa, o processo de centralização política não viria a ter um mesmo ritmo para todas as regiões. Basta lembrar que a Itália e a Alemanha foram os dois últimos países a se unificar, apenas na segunda metade do século 19.”

A fonte citada não é um trabalho específico de sociologia ou ciência política, mas é importante para nos dar uma noção básica dos conceitos de Estado e de nação, como ponto de partida para o entendimento das relações entre ambos, nas origens do Estado moderno.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/estados-nacionais-burguesia-se-une-ao-rei…

Vídeos de apoio

Estado – Nação

Vídeo editado a partir de: http://www.youtube.com/watch?v=Z0-2eTYmHw8

Processo de formação dos Estados

Vídeo editado a partir de: http://www.youtube.com/watch?v=kYrrHtvr1cw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s